Transtorno de Personalidade
As desordens relacionadas à personalidade podem ser consideradas as mais difíceis de se diagnosticar, devido a grande dimensão patológica possível e também pela não procura de apoio profissional, explicado em parte porque o indivíduo que apresenta algum transtorno não acredita que “seu jeito de ser” precise de avaliação médica, muitas vezes, o que acaba dificultando o diagnóstico.
Nesse sentido, em se tratando de transtornos de personalidade, é sabido que a presença de um informante é muito válida para descrever o comportamento do indivíduo avaliado em diferentes contextos sociais, facilitando o raciocínio clínico diagnóstico.
A comorbidade com alguns outros transtornos mentais, como depressão, ansiedade e a dependência de drogas lícitas e ilícitas acabam prejudicando a adesão terapêutica ao transtorno de personalidade. Além disso, o risco de suicídio na população diagnosticada com TP é cerca de 50 vezes maior que na população em geral, caracterizando-se como a principal causa de morte nesse público.
Fica claro, portanto, a importância, como sempre abordado, do diagnóstico precoce a fim de se evitar as comorbidades comumente associadas e a maior reabilitação do indivíduo em relação às atividades desempenhadas socialmente.
Não hesite em pedir ajuda
Matriz Medicina Integrada
Rua Santa Maria, 390
Colatina, ES
CEP: 29700-200