Depressão
A depressão se caracteriza por ser uma doença complexa relacionada com um tipo de transtorno de humor grave. As evidências apontam que a condição apresenta uma causa multifatorial, podendo relacionar-se com o meio externo em que o indivíduo está inserido, com uma herança familiar genética, com uma base biológica pessoal de cada um e com dimensões psicológicas próprias. O que mais se aceita hoje em dia é que algumas ou todas essas características estão relacionadas com alterações em neurotransmissores específicos do sistema nervoso central (serotonina, dopamina e norepinefrina).
É muito comum a depressão ser confundida com o sintoma da tristeza. É um fato que pessoas depressivas são tristes e, isso, inclusive é um dos critérios diagnósticos do transtorno depressivo maior, também assim chamado, pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), mas não necessariamente pessoas tristes são depressivas.
Vale ressaltar a importância do profissional especialista para fazer essa diferenciação e realizar o diagnóstico preciso de forma precoce. Como abordado, o critério obrigatório para se pensar nesse transtorno mental é o humor deprimido ou perda do prazer nas atividades diárias. Além disso, outros sintomas precisam estar presentes, como baixa autoestima, alterações no sono (hipersonia ou insônia), ideação suicida, fadiga e cansaço constantes, pessimismo importante, principalmente associado a um sentimento de culpa, por exemplo.
Infelizmente, ainda se observa na prática que a maioria desses sintomas passam despercebidos, até mesmo por aqueles que convivem com o indivíduo e isso é muito grave, pois acaba atrasando um tratamento que é capaz de evitar a ocorrência de eventos potencialmente fatais.
Não hesite em pedir ajuda
Matriz Medicina Integrada
Rua Santa Maria, 390
Colatina, ES
CEP: 29700-200