Ansiedade
Em boa parte dos casos, a ansiedade está associada a outros transtornos depressivos, o que torna a condição mais prejudicial. Dentre os transtornos de ansiedade, há alguns que são mais prevalentes do que outros, como as fobias específicas, o transtorno do pânico, a fobia social e a ansiedade generalizada, por exemplo.
Um fato interessante observado na maioria dos estudos é que as mulheres são mais propensas a desenvolverem tais condições, principalmente as adolescentes, embora possam acometer qualquer idade.
Existem algumas condições que parecem favorecer o surgimento de tais transtornos, como o estado civil solteiro, viúvo ou divorciado, isolamento social (bastante observado durante a pandemia recente do Sars-CoV-2) falta de apoio social e trauma psicológico ao longo da vida, principalmente quando incide sobre indivíduos mais vulneráveis psicologicamente.
Hoje em dia os tratamentos do transtornos de ansiedade conseguem tornar o indivíduo capaz de realizar suas atividades diárias com melhora importante da qualidade de vida e os pilares são a farmacoterapia, a partir da utilização de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) ou dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN); e a psicoterapia, com destaque para a terapia cognitiva-comportamental (TCC), sendo utilizados de forma isoladas ou, preferencialmente, combinadas.
Não hesite em pedir ajuda
Matriz Medicina Integrada
Rua Santa Maria, 390
Colatina, ES
CEP: 29700-200