A Consulta

Como é uma consulta com o psiquiatra?

A consulta psiquiátrica é uma consulta médica como qualquer outra. É muito importante que o paciente se prepare e tenha em mente quais são as suas queixas principais, se preferir, pode até mesmo levar anotações.
Ao chegar no consultório o médico receberá o paciente em sua sala e o mesmo passará por uma entrevista clínica. A consulta funciona como um bate-papo, em que o médico dará toda sua atenção para o paciente e o conduzirá de forma adequada para o mesmo expor os seus sintomas.

Devo ir sozinho a uma consulta com o psiquiatra?

O paciente pode ir sozinho à consulta com o psiquiatra ou acompanhado se assim preferir. Afinal, é muito importante também a percepção de pessoas que convivem com o paciente.
No caso de levar um acompanhante para a consulta, não se preocupe, pois, a consulta psiquiátrica possui etapas e muitas vezes é necessária a privacidade para avaliação somente do paciente e após, do mesmo com o acompanhante, tudo a depender do critério médico.

A consulta psiquiátrica fica sobre sigilo médico?

O paciente não precisa se preocupar com a maneira de falar ou o conteúdo dos seus problemas. O médico psiquiatra é treinado por no mínimo 9 anos para escutar as mais diversas queixas e situações e estará pronto para te acolher da melhor maneira possível e também de manter sigilo total sobre o que é dito na consulta, conforme estabelece o Código de Ética Médica.

Toda e qualquer dor psicológica ou comportamento que incomode o paciente é possível de ser tratado com o acompanhamento adequado de um médico psiquiatra. Muitas vezes sintomas de depressão, ansiedade, insônia, pânico, entre outros, atingem o ser humano e acabam por não permitir ele viva com a melhor versão de si mesmo.

Antidepressivos ou medicamentos psiquiátricos viciam?

Não é necessário ter medo ou receio de medicamentos caso o médico julgue que eles são necessários para o seu tratamento. Todos os remédios que por ventura sejam receitados são feitos de acordo com o mais alto grau de evidência científica e os benefícios superam os riscos inerentes de se fazer o uso de medicações.

O médico psiquiatra também investiga o paciente como um todo, se preocupa com seu histórico de patologias familiares, suas doenças pré-existentes, os medicamentos já em uso, seus hábitos e sua história social. Tudo é levado em conta para conduzir o tratamento da melhor forma.

Lembre-se, você pode viver uma vida plena, livre de estresse, raiva, ansiedade, depressão, luto ou qualquer outro sintoma que te incomode. Eu estou aqui para te ajudar a viver a vida que você merece! Existe um caminho! Vamos juntos?

Imagem Doutora Amanda Balarini

Não hesite em pedir ajuda

Te espero para conversarmos e traçarmos um plano pro seu bem estar.
Onde Atendo

Matriz Medicina Integrada

Rua Santa Maria, 390
Colatina, ES
CEP: 29700-200