Transtorno do Sono
Os transtornos do sono (TS) são eventos frequentes na prática clínica e se manifestam, por exemplo, pela presença de insônia, sono não reparador, sonolência diurna excessiva, irritabilidade, movimentos ou comportamentos anormais durante o sono, entre outros.
O primeiro passo diante de um indivíduo com suspeita de transtorno do sono é escutar com muita parcimônia e cordialidade toda sua história, pois é a partir dela que os detalhes relacionados ao sono serão identificados. Além disso, uma avaliação clínica é fundamental, na tentativa de se identificar fatores de risco associados, como hipertensão, diabetes, obesidade, síndrome de apneia obstrutiva do sono ou dislipidemia.
A terceira Classificação Internacional dos Transtornos do Sono (ICSD-3) identifica sete principais categorias: insônia, transtorno do sono relacionado à respiração, hipersonolência de origem central, parassonias, transtornos do ritmo circadiano, transtorno do sono relacionado ao movimento, entre outros.
A insônia, por exemplo, é o transtorno do sono mais comum diagnosticado na população e se caracteriza por uma insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono associada a algum sintoma noturno, como a dificuldade em iniciar ou manter o sono e despertar antes do tempo normal. Por ser considerada um problema de saúde pública devido à alteração importante que causa na vida de quem a sofre, uma intervenção precoce direcionada é de grande importância para melhorar a qualidade de vida.
Não hesite em pedir ajuda
Matriz Medicina Integrada
Rua Santa Maria, 390
Colatina, ES
CEP: 29700-200